Içamento de estrutura suporte de tremonhas do precipitador eletrostático - Abril de 2013 (RNEST)
Em muitas situações para o içamento de uma carga pode ser necessário estudar um arranjo de lingadas mais elaborado, mas nesse ponto há de se ter a responsabilidade em saber exatamente o que está fazendo, uma vez que é fundamental ter certeza dos esforços atuantes em cada cinta ou cabo, em cada manilha, e também os esforços que a amarração adotada vai gerar na carga.
Acidentes ocorrem por diversas causas, mas a maioria delas está associada a falha humana. Negligenciar a análise da amarração de cargas é um ponto que pode causar acidentes, seja por falha de alguma lingada, seja por colapso estrutural da carga que está sendo içada.
Esse artigo visa enfatizar a importância do completo e prévio planejamento da atividade de movimentação de cargas. Não se pode negligenciar nenhuma etapa de planejamento, independente do peso da carga a ser içado.
O içamento de estruturas pré-montadas requer análises que transcendem o plano de Rigging, e para esses casos necessariamente devem ser feitas em complemento ao planejamento de Rigging, requerendo avaliação específica de engenharia.
No içamento de uma estrutura pré-montada, suporte de tremonhas de um Precipitador Eletrostático, pesando 13 t, as circunstâncias da obra nos deram o desafio de realiza-la com dois equipamentos que estavam disponíveis que eram 01 Guindaste Zoomlion QY-75 e um guindaste XCMG QY-130.
Detalhe da amarração da carga
Visando não agregar mais carga para cada um dos guindastes, também devido a limitações de altura, fizemos a opção de não usar Balancins, e realizar a amarração com treliças de cabos (Popularmente conhecido como “Pé de Galinha”). Essa é uma aplicação de mecânica vetorial, e por se tratar de triângulos quaisquer a solução matemática se dá facilmente por aplicação da Lei dos Senos, ou da Lei dos Cossenos.
De fato as cintas usadas, principalmente as inferiores externas (Laranjas) estavam superdimensionadas para a carga, o que se deu exclusivamente em função da disponibilidade de quantidade no comprimento necessário.
Analise vetorial dos esforços nas lingadas
Para garantir o sucesso da operação a modelagem matemática da amarração da carga foi item primordial, algo que a primeira vista parece complexo, mas não é, requerendo para tanto conhecimento de matemática de segundo grau e entendimento de mecânica vetorial.
Devido a esbeltez e comprimento da carga com base nas reações obtidas nos doze suportes de içamento, que também foram item de estudo e dimensionamento, foi possível avaliar o comportamento da estrutura durante o içamento.
Com o conhecimento das forças em todas as lingadas foi possível determinar os esforços de compressão longitudinal e transversal na estrutura, e fazer análise de flexão com a determinação do diagrama de esforços cortantes e de momento fletor e avaliação dos esforços atuantes nas juntas soldadas, de forma a ter certeza que durante o içamento a estrutura não sofreria danos devido a amarração de carga e sobretudo ter a certeza de não haveria colapso estrutural o que poderia provocar um acidente de grandes proporções.
Análise de esforços na estrutura (Carga)
Assim a operação foi realizada com êxito, o Guindaste Zoomlion operou com F.U. de 77% e o XCMG com F.U de 71% o que garantiu total segurança quanto a estabilidade, respeitando a boa prática de aumentar a folga operacional em operações com dois guindastes.
Instrução pré-operacional - Equipes de movimentação de cargas e montagem
Na medida que as operações são realizadas com o correto planejamento e prevenção de todos os riscos, nos distanciamos do perigo de acidentes, e todos os envolvidos tem crescimento profissional com a experiência adquirida.
Roberto de Souza van der Linden
Roberto de Souza van der Linden
Engenheiro Mecânico – LINDEN ENGENHARIA
robertolindenen@hotmail.com
Artigo publicado no Linkedin em 17/05/2018: https://www.linkedin.com/pulse/movimentação-de-cargas-analisar-sempre-planejar-roberto/
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